SEPINCE e Minc celebram encerrramento do Curso de formação “Caminhos das Águas”
19 de agosto de 2024 - 12:17 #caminhodasaguas #MINC #SEPINCE
Texto : Julyanna dos Santos – ASCOM SEPINCE Foto: Iago Jenipapo
Na última sexta-feira, 16 de agosto, encerrou-se a jornada do curso de formação “Caminhos das Águas – Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais” na Aldeia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz.
A cerimônia de encerramento contou com a presença do Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura (SEFLI) do Ministério da Cultura (MinC) e da cacique Pequena, liderança do povo Jenipapo-Kanindé, que enalteceu a importância dessa iniciativa para a valorização e preservação das culturas indígenas.
Ao longo de cinco dias, cerca de 30 participantes, de diversas etnias do Ceará, foram imersos em uma programação intensa, com carga horária de 40 horas.
O Secretário da SEFLI ressaltou o compromisso do Ministério da Cultura em continuar apoiando iniciativas que promovam a cultura e os saberes tradicionais, reconhecendo a riqueza e a diversidade cultural do Brasil. Ele destacou que o curso “Caminhos das Águas” é uma expressão clara desse compromisso, ao reunir diferentes povos em torno de um objetivo comum: fortalecer suas identidades culturais através do fazer artístico e educativo.
O curso, promovido pelo MinC em colaboração com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), teve o apoio fundamental da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (SEPINCE) e parcerias estratégicas com a Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Pró-Reitoria de Cultura, e a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará.