Povo Tremembé de Queimadas é segunda terra com demarcação física finalizada

1 de março de 2024 - 11:10 # # #

Julyanna Santos - Ascom SEPINCE - julyanna.santos@povosindigenas.ce.gov.br - (85) 3101.9605 - Fotos: SEPINCE

O Ceará avança! No dia 28/02, no território indígena do Povo Tremembé de Queimadas, em Acaraú, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e a Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince), fincaram o primeiro marco da demarcação física daquele território!

Momento de muita emoção e alegria para o Povo Tremembé de Queimadas! As implantações do marcos representam não apenas a conclusão de um longo processo de medição, mas também abre caminho para a consolidação de políticas públicas que visam a preservação dos territórios indígenas e o fortalecimento dos povos indígenas do Ceará.

Na solenidade, Jorge Tabajara, Secretário Executivo da SEPINCE; e João Alfredo Telles, Superintendente do Idace, destacaram o compromisso do Governador do Estado em continuar avançando com as demarcações dos territórios indígenas do Ceará.

Jorge Tabajara destacou o empenho do Governo do Ceará em avançar na demarcação de terras: “estamos diante de inicitiva inédita, abraçada pelo Estado, ao lado da FUNAI e com a importante articulação da SEPINCE. Seguiremos avançando nessa reparação histórica! Demarcação já!”.

Para Ana Paula Tremembé, liderança do Povo, o importante momento garante “a segurança de que poderemos resguardar para as futuras gerações o território! É uma conquista de muitos e muitos anos de luta e sofrimento. Que todos os encantados estejam em festa neste momento”.

Em tempo

O valor liberado para os dois primeiros territórios a serem demarcados (Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz; e Tremembé de Queimadas, em Acaraú) foi de R$ 2.326.082,48. Um primeiro montante foi executado ano passado e o outro está sendo executado neste ano (o valor de ambos é o mesmo, R$ 1.163.041,24).