Secretaria dos Povos Indígenas e Ministério dos Povos Indígenas dialogam sobre o “Programa Ceará Sem Fome” e sobre o PGTA
26 de junho de 2024 - 10:37 #demarcação #INDIGENAS #MINISTRA #sepin #SEPINCE #SONIA GUAJAJARA
A Secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, reuniu-se dia 25 de junho, em Brasília, com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
A pauta principal do encontro foi a apresentação do Programa Ceará Sem Fome e a articulação para a elaboração do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da Terra Indígena (PGTA) no Ceará.
Durante a reunião, Juliana Alves apresentou os resultados do Programa Ceará Sem Fome e destacou a importância da parceria com o Ministério dos Povos Indígenas para garantir a inclusão das comunidades indígenas no programa.
Além disso, reforçou a importância do PGTA para os territórios indígenas do Ceará, reafirmando o compromisso da SEPINCE na articulação do plano.
Ceiça Pitaguary, Secretária Nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas; também participou da reunião que contou ainda com a presença de parte da equipe do MPI: Aleandro Laurindo da Silva, Jessica Cristina da Silva, Elis Nascimento e Iuri Alves.
Eveline Rocha, chefe de gabinete da SEPINCE, acompanhou a reunião.
EM TEMPO!
No mesmo dia, a Secretária dos Povos Indígenas do Ceará reuniu-se também com o Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba.
Na pauta, o “Caminhos das Águas – fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais”, que terá, no Ceará, uma edição em agosto com a presença de povos indígenas do Estado. O projeto oferecerá cursos de formação com os temas artísticos culturais, que sensibilizam e ampliam o repertório, e com conteúdo na elaboração de projetos, para a qualificação para editais e premiações.
Nessa edição, o projeto Caminhos das Águas conta com o apoio da Sepince, e deverá ocorrer em Agosto!