Governo do Ceará inaugura Areninha do Povo Tremembé da Barra do Mundaú

5 de fevereiro de 2026 - 15:35 # #

Equipamento é o terceiro do tipo entregue em território indígena no estado e representa um marco no fortalecimento das políticas públicas para os povos originários.

O Governo do Ceará entregou, na última terça-feira (4), um novo espaço de esporte e lazer para a população de Itarema: a Areninha Indígena da Aldeia Córrego João Pereira – Inácia Narcisa dos Santos Silva. Localizado no território do povo Tremembé, o equipamento foi inaugurado pelo governador Elmano de Freitas e representa um investimento superior a R$ 405 mil.

Esta é a terceira areninha construída especificamente em território indígena no Ceará, somando-se às unidades já entregues em Aquiraz (território Jenipapo-Kanindé) e Itapipoca (Aldeia Buriti). Com esta inauguração, a atual gestão estadual alcança a marca de 139 areninhas entregues em todo o estado.

Reparação histórica e inclusão

Durante a cerimônia, a secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves, enfatizou a importância simbólica e prática da obra. Para a gestora, a entrega vai além do esporte, tratando-se de um reconhecimento de direitos.

“Essa entrega é um avanço para o estado do Ceará e um reparo na construção das políticas públicas voltadas para esses territórios. Hoje, nós temos um governo que atua com seriedade e que prioriza essa política. A partir de agora, o povo Tremembé do Córrego João Pereira vai poder contar com uma política tão importante, que é uma areninha em seu território”, afirmou a secretária.

O prefeito de Itarema, Robério Filho, também esteve presente e ressaltou o impacto do projeto na coesão da comunidade. “A areninha é muito mais do que um equipamento esportivo, é um ponto de convivência. Parabéns pela sensibilidade e pelo investimento, governador Elmano de Freitas”, agradeceu.

Estrutura de qualidade

A nova areninha oferece uma estrutura moderna para a prática esportiva, equipada com:

  • Campo society de 988 m² com grama sintética;

  • Alambrados e redes de proteção;

  • Vestiários com banheiros;

  • Acessos pavimentados;

  • Torres de iluminação (permitindo jogos noturnos).

Impacto na comunidade local

Para os moradores da Aldeia Córrego João Pereira, a mudança na rotina já começou. O agricultor José Jovian comemora o novo espaço, que já está sendo aproveitado por seus filhos, os pequenos Geovane e Bianca de Sousa.