12ª edição dos Jogos Indígenas do Estado do Ceará chega ao final com participação de 16 povos indígenas
29 de janeiro de 2025 - 11:33 #INDIGENAS #SAO BENEDITO #sepin #SEPINCE
Texto: Julyanna dos Santos / Fotos: Juventude Indígena Concetada
A 12ª edição dos Jogos Indígenas do Estado do Ceará, promovida com o apoio da Secretaria dos Povos Indígenas, reuniu quase mil indígenas durante quatro dias de celebração e competição. O evento, realizado de 23 a 26 de janeiro, aconteceu na Terra Indígena do Povo Tapuya-Kariri, na Aldeia Gameleira, em São Benedito, a 300 km de Fortaleza. A competição contou com a participação de 16 etnias, incluindo os Tremembé, Potyguara, Kanindé, Tupinambá e Gavião, e teve como grande campeão o povo Tabajara, que se destacou ao conquistar o maior número de títulos em modalidades coletivas e individuais.
As disputas englobaram modalidades como Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida da Tora, Queda de Braço, Tiro de Baladeira (uma espécie de estilingue), além de Corrida Revezada, Nado Livre e Futebol de Campo. Mais de 900 indígenas participaram das competições, que visaram promover o esporte e a cultura originária do Estado.
A Secretaria dos Povos Indígenas, desempenhou um papel crucial na organização do evento, em parceria com a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince). A realização dos Jogos reforçou a importância da valorização das tradições indígenas e o fortalecimento dos laços entre as diversas etnias do Ceará.