SEPINCE debate inclusão e futuro museológico no Programa (re)CONEXÕES

1 de outubro de 2024 - 15:57

Texto : Julyanna dos Santos – ASCOM SEPINCE - Foto: Jennifer Pitaguary

Na manhã de 1º de outubro, Antônia Kanindé, Orientadora de Célula de Defesa e Promoção dos Povos Indígenas da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará e indígena da etnia Kanindé, proferiu uma inspiradora palestra na Pinacoteca sobre o Museu Indígena Kanindé, localizado em Aratuba. A mesa redonda também contou com a participação de Liduina Rodrigues, diretora do Museu da Boneca de Pano.

O evento contou com a presença de autoridades importantes, como a Secretária de Cultura, Luisa Cela; a Presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Santana Rabello de Castro; o Pró-Reitor de Cultura, Professor Sandro Gouveia; e a Coordenadora de Políticas Públicas da SEPINCE, Rosa Pitaguary.

A palestra integra a retomada do Programa Conexões, originalmente lançado pelo Ibram em 2012, que volta em 2024 com o objetivo de realizar uma consulta ampla e democrática, visando à construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035. As contribuições geradas durante o evento serão sistematizadas e levadas à votação no 8º Fórum Nacional de Museus, previsto para novembro deste ano.

Esse encontro marca um passo significativo para o futuro do setor museológico no Brasil, com as vozes indígenas ocupando um papel central na transformação e preservação de suas memórias e histórias.