Governo do Ceará investe na Educação Escolar Indígena
23 de maio de 2024 - 14:36 #sepin #SEPINCE
Julyanna Santos - Ascom SEPINCE - julyanna.santos@povosindigenas.ce.gov.br - (85) 3101.9605 - Foto: Governo do Ceará
O Governo do Estado, entregou nesta quarta-feira (22/5) 1.400 conjuntos de mobília e novos equipamentos para alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas de 14 etnias.
A solenidade, realizada na Escola Indígena Chuí, no povo Pitaguary, na Aldeia Olho D’Água, em Maracanaú, representa um investimento de R$ 2,2 milhões e marca o compromisso do Governo do Ceará com a valorização da cultura e do saber indígena.
Na ocasião, o Governador assinou a lei de desapropriação de uma área de 13.000 m² para a construção da Escola Indígena Anama Tapeba, no município de Caucaia.
A nova escola, que atenderá o Povo Tapeba, representa um marco importante na luta pela igualdade e inclusão social das comunidades indígenas do estado,
O evento contou com a presença do Governador Elmano de Freitas, da Secretária dos Povos Indígenas, Juliana Alves, da Secretária de Educação, Eliana Estrelas, autoridades, lideranças indígenas e representantes da comunidade escolar.
A Secretária Juliana Alves destacou o papel fundamental da comunidade indígena na conquista desse benefício. “Essa conquista é fruto da luta e da resistência do povo indígena. A Secretaria dos Povos Indígenas está comprometida em dialogar com as comunidades e construir políticas públicas que atendam às suas necessidades específicas. A entrega desses móveis e equipamentos é um passo importante para garantir o direito à educação de qualidade para as crianças indígenas”, afirmou a Secretária.