Secretaria dos Povos Indígenas apoia oficina da PNGATI

26 de janeiro de 2024 - 12:14 # # # #

Julyanna Santos - Ascom SEPINCE - julyanna.santos@povosindigenas.ce.gov.br - (85) 3101.9605 - Fotos: Ministério dos Povos Indígenas

 

O Ministério dos Povos Indígenas, em parceria com o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e com apoio da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas e da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará, realizou, de 22 a 26 de janeiro, no SESC Iparana, em Caucaia, a Oficina de Governança Regional da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

A oficina, destinada a lideranças indígenas, teve como objetivo formar gestores capazes de compreender e implementar a Política a partir do diálogo intercultural e da gestão local realizada pelos povos indígenas.

Grupos de trabalho foram formados com o objetivo de traçar ações dentro dos 7 eixos da PNGATI; discussões com entidades e parceiros garantiram o amplo diálogo e, ao final, foi feito grande balanço sobre a retomada dessa importante política para os povos indígenas.

A Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará participou ativamente da oficina, propondo e também realizando escuta ativa para a futura implementação e colaboração nessa tão importante política para os povos indígenas e seus territórios.

Para Juliana Alves, Secretária dos Povos Indígenas, a importância da Oficina se dá em momento de retomada das políticas públicas para povos indígenas: “finalmente, após anos de negligência, voltamos a discutir Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas. Para nós, fundamental. Muito bom receber os parentes do Piauí, Maranhão, Amapá e Pará para salutar troca sobre nossos territórios”.