Governo do Ceará lança edital para professores indígenas
25 de julho de 2023 - 10:56 #teste #urgente
Julyanna Santos - Ascom SEPINCE
julyanna.santos@povosindigenas.ce.gov.br - (85) 3101.9605
No dia 20 de julho, penúltimo dia da XXVII Assembleia Cearense dos Povos Indígenas, o Governador do Estado, Elmano de Freitas; ao lado da Secretária dos Povos Indígenas do Ceara, Juliana Alves; da Secretária da Educação, Eliane Estrela; e da Senadora, Augusta Brito, lançou o primeiro edital inédito para professores indígenas. Ao todo, são 200 vagas, que contemplarão 14 etnias: Anacé; Gavião; Jenipapo-Kanindé; Kalabaça; Kanindé; Kariri; Pitaguary; Potyguara; Tabajara; Tapeba; Tapuya Kariri; Tubiba Tapuya; Tupinambá e Tremembé. Eles contam com 39 escolas indígenas do Estado, nos seguintes municípios: Acaraú, Aquiraz, Aratuba, Canindé, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.
Em sua fala, Juliana Alves, Cacika Irê do Povos Jenipapo Kanindé,muito emocionada, destacou a trajetória de luta do movimento até chegar a esse momento histórico e o compromisso do Governador Elmano: “enquanto ainda era deputado, esteve em várias assembleias dos nossos povos, ouvia a nossas reivindicações e lutava ao lado por melhores condições. Hoje, ele lança esse edital, que é muito significativo para nossa educação; para nossos povos”.
O Governador Elmano, também muito emocionado, destacou a trajetória como advogado e deputado em defesa dos povos indígenas cearenses e reforçou que a sua atuação como governador será o de avançar com as pautas dos povos.
O lançamento, realizado na Aldeia Gameleira, em São Benedito, contou ainda, com a presença da secretária da Cultura, Luísa Cela, e da secretária da Diversidade, Mitchelle Meira. Entre os parlamentares presentes, o deputado estadual Júlio César Filho e o deputado federal Idilvan Alencar.